Pesquisar neste blogue

domingo, 25 de janeiro de 2009

A idiota necessidade inata do homem em acreditar em algo...

"Segundo as tradições de uma tribo Arunta, os Achilpa, o ser divino Numbakula "cosmicouo", nos tempos míticos, o futuro território da tribo, criou-lhe um Antepassado e fundou-lhes as instituições. Do tronco de uma árvore de goma, Numbakula afeiçoou  o poste sagrado (kauwa-auwa) e, depois de o ter ungido com sangue, trepou por ele e desapareceu no Céu. Este poste representa um eixo cósmico, porque foi à volta dele que o território se tornou habitável, portanto se transformou num "mundo". Por esta razão, o papel ritual do poste sagrado é considerável. durante as suas perigranações. os Achilpa transportam-no sempre consigo e escolhem a direcção que devem seguir segundo a inclinação do poste. Isto permite que os Achilpa, embora se desloquem continuamente, estejam sempre no "seu mundo" e, ao mesmo tempo, em comunicação com o Céu, onde Numbakula desapareceu. Se o poste se quebra, é a catástrofe; é de certa maneira o "fim do mundo", a regressão ao Caos. (...) Tendo-se quebrado uma evz o poste sagrado, toda a tribo foi tomada de angústia; os seus membros vagabundearam durante algum tempo e finalmente sentaram-se no chão e deixaram-se morrer."

4 comentários:

R.Joanna disse...

Eu ia pôr um post semelhante no outro lado da vida, copiadora :P

é o que dá a injustiça de já se estar de férias

Esquila disse...

Pois eu tenho que colmatar este meu complexo de tu teres nascido primeiro de alguma forma...^^

Esquila disse...

Pois eu tenho que colmatar este meu complexo de tu teres nascido primeiro de alguma forma...^^

R.Joanna disse...

E de ser mais bonita, mais esperta, mais irresistivel? Pronto, pronto, eu perdoo-te.

Sexo, drogas e rock n roll